quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O que potencializa e o que prejudica sua autoestima.

Um bom grau de autoestima é a base tanto da saúde física quanto mental. Ao realçar e valorizar suas qualidades e potenciais, o ser humano passa a ter mais aceitação de si mesmo, das outras pessoas e desenvolve uma benéfica relação em cadeia. Quando você consegue melhorar a imagem que você tem de si mesmo, sua vida passa a ter muito mais benefícios:
As ideias sobre a missão de vida ficam mais claras e, consequentemente, isso gera muito menos estresse e mais disposição para lidar com tensões e pressões.
A visão que se tem da vida torna-se mais positiva e otimista, gerando mais independência e controle sobre as coisas.
Há um desenvolvimento maior na capacidade de escutar as outras pessoas.
O equilíbrio emocional melhora e o indivíduo passa a desfrutar de maneira mais prazerosa, tanto os momentos que está em companhia de outras pessoas, quanto os momentos em que está sozinho.
A autoconfiança, o humor e a criatividade aumentam e transformam até mesmo o aspecto físico.
Há mais disposição para relacionamentos interpessoais e afetivos, aumentando a capacidade de expressar os sentimentos com liberdade e sinceridade e a predisposição para oferecer e receber carinho e amor.
Aquele que aceita e valoriza a si mesmo, com consciência de suas qualidades e defeitos está mais bem preparado para aceitar e valorizar os demais. Os benefícios da autoestima geram felicidade.

O que pode ameaçar a sua autoestima.

Muitas pessoas não sabem como querer bem a si mesmas e acabam por dar forças a inimigos internos que prejudicam a autoestima.
Podemos encontrar cinco desses inimigos dentro de nós mesmos.
São eles:
Insegurança - É a falta de fé na própria capacidade, medo de tomar decisões, e medo de errar e necessidade de controle.
Como reagir - ter uma visão realista e positiva de seu potencial. Enfrentar novos desafios, tentar superar o medo e assumir responsabilidades para vencer os problemas.
Desconfiança - Dependência afetiva; perfeccionismo; medo de rejeição, de ser abandonado; submissão ou tendência à manipulação.
Como reagir - valorize suas relações interpessoais, tenha iniciativa para agir com independência, aceite situações difíceis.
Complexos - Imagem distorcida de si mesmo, de seus aspectos físicos ou de seu valor; sentimento de inferioridade ou de culpa.
Como reagir - cuide de seu corpo e de sua mente. Realce, tire proveito dos seus pontos positivos, aprenda a olhar com carinho e respeito a si mesmo.
Timidez - Medo das  pessoas  que  pode variar entre  uma timidez  normal até uma fobia social. Há a presença de muita  ansiedade, necessidade  de  evitar  relações e solidão.
Como reagir - aprenda valorizar as pessoas e as relações, tome a iniciativa para conviver com as pessoas.
Pessimismo- Visão negativa da  vida, sensação  de frustração, falta de perseverança,  apatia,  medo   de   tomar  decisões.
Como reagir - direcione a vida a objetivos valiosos, voltados para os sonhos e desejos de realização; simplifique a vida aprendendo que todo acontecimento traz experiências e ensinamentos que são altamente positivos.

Leila Navarro
É conferencista internacional e autora de livros. (WWW.leilanavarro.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSERÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE